quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Queda de Meteoro Assusta População do Ceará e em Outros Estados do Norte e Nordeste do País. Astrônomo da Sociedade Astronômica do Recife (SAR) Cometa sobre o Caso, Veja!


- Um clarão no céu da Região Metropolitana do Recife e de algumas cidades do estado na noite desta quarta-feira (15/10/14) deixou moradores impressionados. Segundo a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a alta luminosidade foi provocada por um bólido, um grande meteoro que possivelmente veio de uma chuva de meteoros da constelação de Orion. Para o Observatório Alto da Sé, em Olinda, o bólido pode ser formado por um meteoro ou lixo espacial. Na manhã desta quinta-feira (16/10/14), os comentários nas redes sociais sobre o fenômeno eram recorrentes e muitas pessoas afirmavam também terem visto o clarão no interior de Pernambuco, da Paraíba, do Sergipe, do Ceará e até do Rio Grande do Norte. Segundo a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a explosão faz parte da "Chuva de Meteoros Orionídea", que tem início no dia 14 e termina no dia 29 deste mês, constituídos de tamanhos, formas, velocidades e distâncias do espaço com a terra diferentes!.
- Segundo astrônomo Everaldo Faustino da SAR Diz: "O bólido era composto por um meteoro. Os meteoros costumam cair todos os dias, mas não com essa magnitude de brilho. O que conhecemos por estrela cadente são, na verdade, meteoros se desprendendo de constelações, ou se deslocando no espaço. O bólido é nada mais que um grande meteoro. Devido à grande velocidade que ele entrou na atmosfera, eles aquecem, tem o impacto e o contato com o ar daqui, que é diferente do vácuo onde eles estavam. Ele atinge uma temperatura alta e, a partir disso, eles emitem luz. Alguns podem atingir o tamanho de um carro, mas o bólido que caiu na quarta deve ter um tamanho pequeno, segundo Faustino. A gente não sabe se ele chegou a cair no solo ou se veio fragmentado, se desintegrou. Não é comum cair em zonas urbanas, temos pouquíssimos relatos de terem caído em cima de casas ou pessoas. É provável que esse, se tiver caído, tenha caído no mar. Não é comum a queda de um bólido, principalmente com o brilho do que foi registrado. Pesquisadores já tinham visto a data específica que iria ter uma chuva de meteoros, a chamada orionídeo. O radiante (ponto onde os meteoros nascem) – dos orionídeos é a constelação de Orion, à qual a chuva faz referência. Existem várias chuvas de meteoros no ano, mas tem algumas que são excepcionais, como o orionídeo. A gente não esperava que caíssem com essa intensidade de brilho. É Preciso fazer um estudo sobre o fato recente acontecido!." - Conclui o astrônomo.


Referências Bibliográgicas:
http://mais.uol.com.br/view/8bak1uywu0n2/queda-de-meteoro-assusta-populacao-do-grande-recife-e-outros-estados-0402CC98386ECC915326?types=A&
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2014/10/16/meteoro-que-caiu-e-produziu-clarao-foi-visto-em-varios-pontos-do-nordeste-151311.php
http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=130788

Nenhum comentário:

Postar um comentário