terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dilma Rousseff é Entrevistada no Jornal Nacional (Ontem - 18/08/2014)

Nesta segunda-feira 18, No Palácio da Alvorada, em Brasília, foi Realizado uma Entrevista do Jornal Nacional entre os Jornalistas William Bonner e Patrícia Poeta à Presidência da República (Dilma Rousseff); 
Os Tema mais Comentados foram na Área da Saúde, Corrupção e Economia.


Foto: Folhapolitica.org                                 Foto: Pragmatismopolitico.com.br

SAUDE
A presidente conseguiu dizer, entre interrupções da entrevistadora, que hoje, ao contrário do passado, o atendimento de saúde pública atinge 50 milhões de brasileiros. Falar em saúde com Dilma é como dar a ela uma oportunidade de lembrar as dimensões do Mais Médicos. De qualquer forma, Dilma admite que saúde pública Não é Minimamente Razoável.

Patrícia Poeta: A senhora diria que, então, diante dos nossos telespectadores, que hoje enfrentam filas e filas nos hospitais, muitas vezes são atendidos em macas, que muitas vezes não conseguem fazer um exame de diagnóstico, que a situação da Saúde no nosso país hoje é minimamente razoável, depois de 12 anos?

Dilma Rousseff: Não. Não acho, não acho, até porque, Patrícia, o Brasil precisa também de uma reforma federativa, porque há responsabilidades federais, estaduais e municipais. Nós assumimos, no caso dos Mais Médicos, o atendimento aos postos de saúde como uma responsabilidade basicamente, nós assumimos como federal. Ela é uma responsabilidade compartilhada. Mas assumimos como federal porque temos mais recursos.


CORRUPÇÃO
A Presidente Lembrou que muitos dos “escândalos” divulgados pela mídia não se comprovaram reais depois de investigados; Pelo contrário. Muitos daqueles que foram identificados como tendo, pela mídia, como tendo praticado atos indevidos, foram posteriormente inocentados. Afirmou dizendo que o seu Governo foi o que mais estruturou o combate à corrupção e aos mal feitos. Nós criamos a Lei de Acesso à Informação. Criamos, no governo, um portal da transparência. 

William Bonner: Então, me deixa agora perguntar à senhora. E em relação a seu partido? O seu partido teve um grupo de elite de pessoas corruptas, comprovadamente corruptas, eu digo isso porque foram julgadas, condenadas e mandadas para a prisão pela mais alta corte do Judiciário brasileiro. Eram corruptos. E o seu partido tratou esses condenados por corrupção como guerreiros, como vítimas, como pessoas que não mereciam esse tratamento, vítimas de injustiça. A pergunta que eu lhe faço: isso não é ser condescendente com a corrupção, candidata? 

Dilma Rousseff: Eu vou te falar uma coisa, Bonner, eu sou presidente da República. Eu não faço nenhuma observação sobre julgamentos realizados pelo Supremo Tribunal, por um motivo muito simples: sabe por que, Bonner? Porque a Constituição ela exige que o presidente da República, como exige dos demais chefes de Poder, que nós respeitemos e consideremos a importância da autonomia dos outros órgãos.


ECONOMIA
Dilma apontou para uma “melhoria prevista no segundo semestre” ao ser confrontada com os recentes indicadores negativos da economia.

William Bonner: A senhora considera justo ora, olhando para os números da economia, ora culpar o pessimismo, ora culpar a crise internacional pelos problemas? O seu governo não tem nenhum papel, nenhuma responsabilidade nos resultados que estão aí?

Dilma Rousseff: Bonner, primeiro, nós enfrentamos a crise, pela primeira vez no Brasil, não desempregando, não arrochando os salários, não aumentando os tributos, pelo contrário, diminuímos, reduzimos e desoneramos a folha. Reduzimos a incidência de tributos sobre a cesta básica. Nós enfrentamos a crise, também, sem demitir. O resultado no momento Não é muito ruim. Eu só estou querendo dizer que, pra mim, nós estamos superando a dificuldade de enfrentar uma crise sem demitir, gerando emprego e renda.


CONCLUSÃO DA PRESIDENTE:
Dilma Rousseff: Queria concluir dizendo o seguinte: eu acredito no Brasil. Acho que, mais do que nunca, todos nós precisamos acreditar no Brasil e diminuir o pessimismo. Peço o voto para o Brasil continuar avançando. Também compreendo e suspendo a minha fala. Muito obrigado.

Assista a Entrevista Abaixo e Tire suas Próprias Conclusões...
Fonte: Youtube

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário